TRANSPORTE ESCOLAR DE IGARAPÉ AINDA EM DISCUSSÃO
Repórter Zenilde Cardoso
Em resposta à matéria publicada na edição de fevereiro, a respeito do transporte escolar dos alunos da rede pública, a empresa Expresso Lagoense Ltda., esclarece por meio de seu funcionário Daniel Luiz, Gerente Operacional, que sempre são tomadas todas as providências operacionais e técnicas em relação ao transporte dos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais de Igarapé. Segundo Daniel, a empresa Expresso Lagoense Ltda. está há mais de dez anos prestando serviços para a comunidade com transporte de alunos, ”Sei que a empresa faz o seu trabalho de fiscalização e nós não temos o que reclamar, pois os usuários estão tendo um serviço de qualidade”,finaliza.
Para o Secretário de Educação Paulo Sérgio, responsável pelo transporte escolar na cidade, quando há reclamações, a Secretaria procura reparar e corrigir, principalmente atender a comunidade, ”Quanto ao transporte de estudantes, são feitas todas as fiscalizações exigidas por lei”, conta.
O valor do contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Igarapé e a empresa Expresso Lagoense Ltda., referente ao Pregão nº. 002/2010, Processo Administrativo de Compras nº. 006/2010, cujo objeto é a prestação de serviços de Locação de veículos para o transporte escolar, foi de dois milhões, quarenta e sete mil e setecentos e quarenta reais. Mas segundo o Secretário, desse valor acima só foi destinado para o transporte escolar um milhão seiscentos e oitenta e seis mil e oitenta reais.
Paulo afirma que o número de alunos aumentou consideravelmente em dois mil e dez, e por isso teve um aumento também na frota de ônibus, “Temos feito todas as fiscalizações necessárias, e na medida do possível atenderemos a todos”, conclui.
O curioso é que, segundo a Promotoria de Igarapé, representada pela funcionária pública do Ministério Público, Carmem Antunes, houve a formalização da denúncia, que partiu da associação de moradores do bairro Novo Igarapé, e que após isso, oficiou ao prefeito Kalu, que disse estar ciente dos problemas relacionados ao transporte escolar da cidade e segundo ele, já estão sendo tomadas todas as providências para regularização e realização de melhorias nas linhas. Carmem informou ainda que houve uma reunião em janeiro com todos os representantes dos órgãos públicos de Igarapé, com a presença do prefeito para tentarem por meio desta, resolver esses problemas, o que ainda não ocorreu, “A prefeitura nos informou por meio de nota que houve essa reunião, e o prefeito está a par dessas deficiências no transporte, e com o tempo vão conseguindo resolver, pois não é da noite pro dia que vai mudar, nós do Ministério estamos fazendo o trabalho de cobrar a mudança e vamos continuar a fazer isso”, afirma Antunes.
Embora a empresa Expresso Lagoense, e a Secretaria de Educação tenham se colocado, com informações e possíveis esclarecimentos, queixas e reclamações, ainda são uma constante na comunidade de Igarapé, a respeito do transporte escolar, mães de estudantes e estudantes, afirmam que a empresa não atende às necessidades dos usuários do veículo, quando o assunto é qualidade e eficiência. È o caso de Maria das Dores que, segundo ela, sua filha Amanda Farias, estudante do 2º ano científico, chega todos os dias reclamando da sujeira, quantidade excessiva de alunos dentro do ônibus e mau cheiro, “Minha filha diz que o ônibus fica lotado, tem mais de duzentos alunos, sendo que a capacidade deveria ser de mais ou menos cinqüenta estudantes, acho que o transporte dos alunos deveria ser mais eficaz, já que entra tanto dinheiro assim na educação né”, reclama.
Segundo a estudante Letícia Lima, aluna da Escola Estadual Magalhães Pinto, o transporte é ruim e a maioria dos outros colegas que também são usuários do transporte, criticam, “Às vezes preferimos ficar em pé, pois a maioria das cadeiras do veículo são imundas, se sentarmos sujaremos nossas roupas, é uma verdadeira carcaça, acho que nós alunos, não merecemos isso”, Observa Letícia.
E não é só do transporte escolar que vem as reclamações, os usuários das linhas de itinerários bairro/centro e centro/bairro, também se queixam da empresa Expresso Lagoense. Para muitos, a empresa não presta serviço adequado e com eficiência. A vendedora Juliana Bretas, moradora do bairro Vila Rica, afirma que todos os dias têm que enfrentar os atrasos do circular, “Os atrasos são constantes, demora bastante, às vezes fico mais de uma hora aguardando no ponto, e quando pergunto para os motoristas quais foram os motivos dos atrasos, muitos nem sabem me responder, realmente eu não entendo isso, aliás, não dá pra compreender a falta de interesse dos nossos governantes, pelos problemas vividos na comunidade, e esse é um deles”. Enfatiza Juliana.
É necessário que se preste atendimento aos usuários adequadamente, com equipamentos e instalações corretas, extintores e monitores dentro dos ônibus, segurança e capacidade de desempenho, é isso que a população de Igarapé, exige e espera das autoridades do Município. Fazendo com que se cumprem todas as cláusulas que são exigidas, conforme pede a lei de concessão e permissão de prestação de serviços públicos previstos no artigo 175 da Constituição Federal de 88.
terça-feira, 27 de abril de 2010
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