quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Quem Leva?

Quem Leva: Lacerda ou Quintão?

O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Leonardo Quintão (PMDB) abriu 18 pontos de vantagem em relação a Márcio Lacerda (PSB), de acordo com a primeira pesquisa Ibope no segundo turno, divulgada nesta quarta-feira (15). Quintão aparece com 51% das intenções de voto, enquanto Lacerda tem 33%. Os votos brancos ou nulos somaram 6%, enquanto 9% dos eleitores não souberam responder em quem votar. A pesquisa foi feita entre os dias 13 (segunda-feira) e 14 (terça-feira) de outubro. O Ibope ouviu 1.204 pessoas em Belo Horizonte. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Em uma arrancada surpreendente no dia da eleição o candidato Leonardo Quintão conseguiu garantir a disputa do segundo turno com Márcio Lacerda, apoiado pelo prefeito da capital, Fernando Pimentel (PT), e pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Quintão conquistou 41,3% da preferência do eleitorado e Lacerda teve 43,6%, com mais de meio milhão de votos válidos cada.

A diferença entre os discursos de Márcio Lacerda e Leonardo Quintão foi decisiva para a definição do segundo turno na eleição para prefeito de Belo Horizonte, analisa o cientista político Carlos Ranulfo da UFMG. "As urnas mostraram que os mineiros não são burros e não aceitam qualquer coisa. Não aceitam deixar vencer de cara um personagem com histórico duvidoso e sem força política"afirma. Segundo ele, por falta de experiência política, Lacerda promoveu uma campanha fria, sem empatia com o eleitor. Já Quintão conseguiu conquistar o eleitorado com um diálogo fácil, embora seu discurso não apresente muitas proposta, analisa o cientista político.


Ambos os candidatos começaram o trabalho para o segundo turno com reuniões para definir estratégias e cronogramas. Quintão tem feito uma campanha alegre e bonita, praticamente igual a que fizeram no primeiro turno, nas ruas. Já Lacerda tem focado seus esforços em mostrar as diferenças entre seu projeto e o do adversário. Os candidatos seguem na busca de apoios de outros partidos. Quintão conta com apoio da candidata derrotada Jô Moraes do PC do B e de José Alencar do PRB.


Enquanto os dois se enfrentam entre uma acusação e outra, com episódios ocorridos na campanha do segundo turno como o vídeo apresentado em campanha de Lacerda no qual o candidato Leonardo Quintão aparece dizendo que iria "chutar a bunda dos adversários" durante campanha em Ipatinga e Márcio Lacerda tem sido confrontado sobre seu suposto pagamento de despesas de campanha(Mensalão) do então presidente Lula, no segundo turno da eleição municipal de Belo Horizonte, cabe aos eleitores decidirem quem leva nessa corrida para a prefeitura.



Nenhum comentário: